1 Sombreamento de interiores Dom 09 Jun 2013, 11:31
Halt
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[Autor: Porco do transtorno]
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Sombreamento interiores tutorial eventos técnica sombra sombras luzes iluminação porco transtorno
Este tutorial simples tem o objetivo de ensinar a você um método relativamente simples de iluminação de interiores, esta técnica não causa muito lag a não ser que o mapa seja enorme e um grande número de eventos seja usado.
Este método foi testado com até 200 eventos de iluminação sem causar lag em mapas 20x20, 17x13, 30x30 e 25x25.
1 Passo
Vamos começar criando um mapa simples do interior de uma casa, nada muito complicado, este é só um exemplo.
2 Passo
Vamos usar o seguinte charset de sombra e luz abaixo ( lembre-se de salvá-lo com um "$" no início do nome do arquivo:
Agora vamos colocá-lo no mapa usando estas configurações:
3 Passo
Agora um efeito de sombra pode ser visto 2 tiles acima da posição original do evento, isso pode vir a calhar ao criar um evento de NPC que esteja embaixo da sombra.
Então vamos espalhar eventos de sombra usando o velho ctrl C + ctrl V de modo a harmonizar a sombra com os pontos de luz ( no caso, as janelas )
E o resultado será o efeito de sombra desejado.
Avisando que você provavelmente terá que testar e testar o jogo até conseguir ficar satisfeito com as posições das sombras.
4 Passo
Agora que já temos as sombras prontas, vamos adicionar os efeitos de luzes usando o mesmo charset nos pontos em que há luz saindo, no caso, as janelas da casa.
Agora os eventos irão fazer o resto, teste o jogo e modifique ao seu gosto até que chegue ao resultado desejado, o desse tutorial foi este:
Outros exemplos de mapas feitos com essa técnica.
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Este tutorial simples tem o objetivo de ensinar a você um método relativamente simples de iluminação de interiores, esta técnica não causa muito lag a não ser que o mapa seja enorme e um grande número de eventos seja usado.
Este método foi testado com até 200 eventos de iluminação sem causar lag em mapas 20x20, 17x13, 30x30 e 25x25.
1 Passo
Vamos começar criando um mapa simples do interior de uma casa, nada muito complicado, este é só um exemplo.
2 Passo
Vamos usar o seguinte charset de sombra e luz abaixo ( lembre-se de salvá-lo com um "$" no início do nome do arquivo:
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Agora vamos colocá-lo no mapa usando estas configurações:
3 Passo
Agora um efeito de sombra pode ser visto 2 tiles acima da posição original do evento, isso pode vir a calhar ao criar um evento de NPC que esteja embaixo da sombra.
Então vamos espalhar eventos de sombra usando o velho ctrl C + ctrl V de modo a harmonizar a sombra com os pontos de luz ( no caso, as janelas )
E o resultado será o efeito de sombra desejado.
Avisando que você provavelmente terá que testar e testar o jogo até conseguir ficar satisfeito com as posições das sombras.
4 Passo
Agora que já temos as sombras prontas, vamos adicionar os efeitos de luzes usando o mesmo charset nos pontos em que há luz saindo, no caso, as janelas da casa.
Agora os eventos irão fazer o resto, teste o jogo e modifique ao seu gosto até que chegue ao resultado desejado, o desse tutorial foi este:
Outros exemplos de mapas feitos com essa técnica.
- Spoiler:
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