Arena RPG Maker
Olá, visitante!
Seja bem-vindo ao fórum Arena RPG Maker, caso queira aprender sobre criação de jogos, está no fórum certo. Esperamos que possa aprender tanto quanto possa nos ensinar aqui.

Atenciosamente,
Equipe Arena RPG Maker.
Arena RPG Maker
Olá, visitante!
Seja bem-vindo ao fórum Arena RPG Maker, caso queira aprender sobre criação de jogos, está no fórum certo. Esperamos que possa aprender tanto quanto possa nos ensinar aqui.

Atenciosamente,
Equipe Arena RPG Maker.
Arena RPG Maker

Estamos de volta o/ ... Ou não.Eu amo a -Dark
Doações para o fórum abertas, clique aqui e saiba mais.
Últimos assuntos
» Ainda temos gente aqui?
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptyQui 25 Nov 2021, 14:04 por Halt

» [Dúvida] Como tirar a porcentagem de esquiva
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptySex 19 Nov 2021, 17:14 por Halt

» Pokémon Genesis Online! (PGO)
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptyQua 05 Jul 2017, 18:08 por Lexar

» Tileset Converter to MV
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptySex 12 maio 2017, 14:07 por Douggi

» Pack Resources, Sprites e etc
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptyQua 23 Dez 2015, 12:30 por raydengv

» Download RPG Maker 2003 + RTP em português
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptyTer 22 Dez 2015, 11:14 por ::KimMax::

» Fantasy Art Online
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptyDom 18 Out 2015, 18:42 por daviih123

» Você vai ter medo do Nerve gear?
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptySáb 25 Jul 2015, 17:02 por Kirito-kun

» O Barato é louco
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptySáb 27 Jun 2015, 16:26 por Halt

» Download RPG Maker 2000 + RTP em português
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão EmptyQui 21 maio 2015, 20:28 por Wismael


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutorial Criando jogos em VB.NET - Colisão Ter 25 Dez 2012, 19:29

Halt

Halt
Administrador
Administrador
Nadaila escreveu:Vamos limitar o jogador dentro do form, para que ele não saia da borda.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Colisionup

Quando a tecla pressionada, altera o jogador para costas. Mas ele somente poderá mover para cima, se não estiver no topo do form.
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Colisiondown
Quando a tecla pressionada, altera o jogador para frente. Mas ele somente poderá mover para baixo, se não estiver no fim do form.
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Colisionleft

Quando a tecla pressionada, altera o jogador para esquerda. Mas ele somente poderá mover para a esquerda, se não estiver no começo do lado esquerdo do form.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Colisionright

Quando a tecla pressionada, altera o jogador para direita. Mas ele somente poderá mover para a direita, se não estiver no começo do lado direito do form.

Para eu conseguir explicar melhor, adicione esse código embaixo de DesenharImagem(Anim. Isto é para desenhar um retângulo com as mesmas proporções do personagem.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Playercoord

Ficará um retângulo azul em volta do personagem.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Playerrect

Esse retângulo é do personagem, ali estão suas posições, comprimento e altura. É com ele que realizamos a colisão com outro objeto.

Não precisa adicionar o código abaixo. Ele criará uma pequena linha no quadrado do personagem.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Azulline

Perceba que o personagem é desenhado a partir daquela linha. Então não se esqueça, a coordenada não é definida pelos pés do personagem. Mas de onde a imagem é desenhada. Você terá que criar seu próprio sistema de coordenadas.

Volte para seu código, olhe no evento KeyDown a parte onde o personagem move para baixo.

Agora apague essa parte - (SpriteHeight + 40), dê um play e mova o personagem para baixo.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Spritedown

Perceba que o personagem sumiu.

Mas ele somente poderá se mover para a direita, se não estiver no fim do form. A altura do form é 377, enquanto a posição do personagem não for igual ou maior que 377, ele continuará se deslocando. Mas quando chega a 377, o personagem já está desenhado lá embaixo e não o vemos.

Por este motivo eu adicionei - (SpriteHeight+40) ou 104. Aqui você está dando a impressão de que o form é menor para que o personagem apareça.

Você deverá ir testando e fazendo os cálculos até chegar a um resultado satisfatório. Isso também vale para o lado direito - (SpriteWidth +10) ou 42.

Não tenho certeza se me expressei bem, o importante é que treinem e aprendam por si só.

Vamos adicionar uma rocha ao jogo.
criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Rockb

Rock

Declare uma variável com o nome de Rock do tipo bitmap.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Rockvar

Inicializando Form_Load.
Não é preciso o uso do MakeTransparency pois o fundo da imagem já é transparente.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Rockload

Coloque o código para desenhar a pedra logo abaixo de desenhar a Sprite. Aqui, vamos fazer a mesma coisa com o jogador, colocar um retângulo azul em volta.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Rockrect

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Rockimg

No final do form, adicione uma function chamada Colision, ela verifica se um retângulo está dentro do outro.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Colision

Embaixo de DrawFPS, adicione o código abaixo para desenhar o estado da colisão, verdadeira ou falso.

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Drawcolision

criando - Criando jogos em VB.NET - Colisão Fimcolision

Aqui não vou fazer um bloqueio na rocha, pois é como eu disse bem acima, crie um sistema de coordenadas. Desse modo você pode facilitar tudo.

Projeto Aula

https://arenarpgmaker.forumeiros.com

~Geek'

~Geek'
Membro - Novato
Membro - Novato
Eu to tentando baixar o projeto so que ven em .EXE ???

Halt

Halt
Administrador
Administrador
Não, só os módulos e forms, creio eu.

https://arenarpgmaker.forumeiros.com

~Geek'

~Geek'
Membro - Novato
Membro - Novato
Quando eu clico no "projeto aula" pra baixar ae leva la pro 4shared depois aparece pro cara baixa um arquivo .EXE so que eu n baixei !!

Halt

Halt
Administrador
Administrador
E porque não baixou? '-'

https://arenarpgmaker.forumeiros.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos