1 Criando um sistema estilo pacman Qua 26 Dez 2012, 13:49
Tiaguu
Membro - semi experiente
Bom hoje eu vim ensinar a voc↑s como criar um sistema estilo pacman por eventos :wow:
Engine usada: VxAce
Bom abra sua engine e crie uma mapa, com qualquer tamanho, o meu ser£ 22 de largura e 16 de altura!, depois comece a colocar paredes,estruturas gerando um labirinto, o meu ficou assim:
Bom agora crie um evento, e escolha um gráfico para identificar o objetivo do personagem, que ← pegar as tais bolinhas azuis.
Agora selecione a opção o Direção o fixa para que quando o personagem tocar na bolinha o gr£fico n ̄o troque, depois troque a opção Pressionar tecla para Ao Tocar jogador.
Ficando assim.
Bom agora na mesma janela crie um novo evento, chamado Controle de variáveis, bom agora em individual coloque um nome para a variável, o meu chamara de Pontos, depois em operação selecione a opção adicionar, depois em constante troque o Zero por Um. Ficando assim.
Bom estamos na metade, agora vamos em Reproduzir SE e escolha um efeito sonoro para que quando o personagem pegar a bolinha toque um barulho indicando que pegou.
Bom agora crie uma nova pagina e faça o esquema de Switch Local(não vou ensinar aqui : :rick9:).
Pronto acabamos! o sistema de pontos. Vai ficar assim:
Agora clique em OK, e espalhe as bolinhas pelo mapa Atenção: Conte quantas bolinhas você espalhou pelo mapa será necessário mais adiante! O mapa está desse jeito!
Depois crie outro evento e procure por Condição e clique nele, agora selecione a opção Variável e escolha o nome que você escolheu para a variável. Depois escolha a opção Igual a, e embaixo terá constante troque para o numero e bolinhas que você colocou no mapa. Ficando assim:
Clique em Ok e agora coloque uma mensagem indicando que você pegou todas as bolinhas(passou de fase):
E troque a condição de inicio para Processo paralelo.
Bom estamos no fim, agora só falta o inimigo, para economizar tempo só vou deixar uma imagem.
Bom é isso espero ter ajudado.
O tópico não está uma beleza porque não mexo muito com Bbcode etc.
Créditos: Tiaguu por criar o tutorial.
Engine usada: VxAce
Bom abra sua engine e crie uma mapa, com qualquer tamanho, o meu ser£ 22 de largura e 16 de altura!, depois comece a colocar paredes,estruturas gerando um labirinto, o meu ficou assim:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bom agora crie um evento, e escolha um gráfico para identificar o objetivo do personagem, que ← pegar as tais bolinhas azuis.
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]/
Agora selecione a opção o Direção o fixa para que quando o personagem tocar na bolinha o gr£fico n ̄o troque, depois troque a opção Pressionar tecla para Ao Tocar jogador.
Ficando assim.
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bom agora na mesma janela crie um novo evento, chamado Controle de variáveis, bom agora em individual coloque um nome para a variável, o meu chamara de Pontos, depois em operação selecione a opção adicionar, depois em constante troque o Zero por Um. Ficando assim.
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bom estamos na metade, agora vamos em Reproduzir SE e escolha um efeito sonoro para que quando o personagem pegar a bolinha toque um barulho indicando que pegou.
Bom agora crie uma nova pagina e faça o esquema de Switch Local(não vou ensinar aqui : :rick9:).
Pronto acabamos! o sistema de pontos. Vai ficar assim:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora clique em OK, e espalhe as bolinhas pelo mapa Atenção: Conte quantas bolinhas você espalhou pelo mapa será necessário mais adiante! O mapa está desse jeito!
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois crie outro evento e procure por Condição e clique nele, agora selecione a opção Variável e escolha o nome que você escolheu para a variável. Depois escolha a opção Igual a, e embaixo terá constante troque para o numero e bolinhas que você colocou no mapa. Ficando assim:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Clique em Ok e agora coloque uma mensagem indicando que você pegou todas as bolinhas(passou de fase):
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E troque a condição de inicio para Processo paralelo.
Bom estamos no fim, agora só falta o inimigo, para economizar tempo só vou deixar uma imagem.
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Bom é isso espero ter ajudado.
O tópico não está uma beleza porque não mexo muito com Bbcode etc.
Créditos: Tiaguu por criar o tutorial.