1 Criação e Variação de Casas Seg 14 Jan 2013, 15:52
-Dark
Sub Admnistrador
Criação e Variação de Casas
Conteúdo: Ensinamento
Engine: Rpg Maker VX/Ace
Créditos: Thefefex
Introdução
Fala galer"ONA" da Arena.
Vim falar um pouco sobre o mapeamento de casas, e como ensinar faze-las. Parece muito idiota não é? Não! Não é.
Aposto que muitos de vocês já jogaram jogos do maker, a história era aquela coisa deslumbrante, mas o mapeamento...
Eu mesmo já vi milhares de casas gigantescas em mapas pequenos ou até gigantes, coisa que não precisava de tanto.
Eu sei que o pessoal tenta fazer real quando cria casas imensas no mapa, ou minusculas. E é isso que irei ensina-los.
Primeiramente, quero que vocês vejam os dois exemplos, os dois não estão errados, mas gostaria que desse uma boa olhadaO exemplo da esquerda está certo, mas não achas estranho. Uma casa tão minuscula e por dentro tão imenso?
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Por lógica, uma casa com certeza, é maior que o personagem do maker. Mas essa dai não.
Ela deveria ter ao menos um tamanho a mais na parede.
E se criares uma casa desse formato, percebes que quando o personagem vai atravessar a porta, seu cabelo fica ultrapassando a parede.
"Mas poxa, isso é um detalhe quase invisível, ninguém perceberia". Não pense assim, se um percebeu outros perceberam.
Mas isso não vem ao caso. Esse é o estilo de casa que a "Enterbain" usa. Por isso não digo que está errado. Mas decida você mesmo.
O segundo exemplo a casa está mais coerente, como vejas, ela já é maior que o personagem, não só as paredes, mas os telhados também.
Isso torna melhor, mais bonito, e pode alcançar mais detalhes usando a segunda opção, além de janelas e portas.
Fugindo assim, dos tipos de casas que havia referido acima, que no caso são essas abaixo.
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Coerência
Agora usando o exemplo de casa com dois quadrados de parede.
Irei ensinar-los a diferença que faz alguns pequenos detalhes.
Digamos que não faz tanta diferença isso, mas se for pensar bem, nenhuma casa tem o telhado/teto do mesmo tamanho que a parede.
Isso se a o pedreiro seja bastante simétrico e criou uma casa perfeitamente quadrada [s](ou estava bebado e fez um casa com o teto menor que a parede)[/s].
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Nesse segundo exemplo com três quadrados de telhado, possibilita mais detalhes e melhor coerência fazendo assim, a casa de fora ter a parte interior maior.
Variação
Como no Rpg Maker Vx Ace, temos um novo tipo de telhado, porque não usar?
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Casas com telhado dessa maneira, é também mais bonito, da um ar "menos quadriculado" deixando um telhado horizontal.
É fácil a utilização desse Tile, não irei ensinar-los porque é mesmo fácil, só perceber onde colocar nos lugares certos e fim.
(Esse tipo de telhado é encontrado na 3 barra "TileC" do Tile Exterior, ele não é possível colocar chaminés em formato de tile. Assim necessitando de eventos como tile).Outro tipo de variação, são as casas de dois andares, muito conhecidas pelos bares com moradores no segundo andar, e hotéis com quartos também no segundo andar.
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Na primeira imagem, você vê o jeito certo, e o errado. Ou na verdade, o jeito feio e o bonito.
Não há nada de errado nela, porém não é muito atrativo e ocupa muito espaço do mapa por ser o segundo andar.
Massss.... É muito mais coerente e como eu já havia dito, muito melhor pra trabalhar os detalhes.
O segundo, é bonito, não está "Totalmente" errado, pois você pode ter salas com paredes enormes, e no segundo andar quartos com paredes pequenas e tetos mais rebaixados.
Exemplos
Você também pode usar o outro tipo de telhado, fazendo uma variação maior e mesclando o quadrado com o horizontal, como nos exemplos abaixo.
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Encerrando
Bom galera, esse é o Final do meu tutorial, espero que tenham gostado, e que suas casas fiquem muito melhor e mais variadas e tirado aquele ar de "quadrilocular" e simetria. Qualquer críticafaz melhor!(brincadeira!) ou pergunta, pode dizer que responderei o mais breve possível.
Até mais!
Última edição por Dark4000 em Seg 14 Jan 2013, 19:07, editado 1 vez(es)