Arena RPG Maker
Olá, visitante!
Seja bem-vindo ao fórum Arena RPG Maker, caso queira aprender sobre criação de jogos, está no fórum certo. Esperamos que possa aprender tanto quanto possa nos ensinar aqui.

Atenciosamente,
Equipe Arena RPG Maker.
Arena RPG Maker
Olá, visitante!
Seja bem-vindo ao fórum Arena RPG Maker, caso queira aprender sobre criação de jogos, está no fórum certo. Esperamos que possa aprender tanto quanto possa nos ensinar aqui.

Atenciosamente,
Equipe Arena RPG Maker.
Arena RPG Maker

Estamos de volta o/ ... Ou não.Eu amo a -Dark
Doações para o fórum abertas, clique aqui e saiba mais.
Últimos assuntos
» Ainda temos gente aqui?
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptyQui 25 Nov 2021, 14:04 por Halt

» [Dúvida] Como tirar a porcentagem de esquiva
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptySex 19 Nov 2021, 17:14 por Halt

» Pokémon Genesis Online! (PGO)
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptyQua 05 Jul 2017, 18:08 por Lexar

» Tileset Converter to MV
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptySex 12 maio 2017, 14:07 por Douggi

» Pack Resources, Sprites e etc
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptyQua 23 Dez 2015, 12:30 por raydengv

» Download RPG Maker 2003 + RTP em português
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptyTer 22 Dez 2015, 11:14 por ::KimMax::

» Fantasy Art Online
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptyDom 18 Out 2015, 18:42 por daviih123

» Você vai ter medo do Nerve gear?
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptySáb 25 Jul 2015, 17:02 por Kirito-kun

» O Barato é louco
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptySáb 27 Jun 2015, 16:26 por Halt

» Download RPG Maker 2000 + RTP em português
SK - Lógica de Programação - Aula 5 EmptyQui 21 maio 2015, 20:28 por Wismael


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

SameKage

SameKage
Membro - Postador
Membro - Postador
SK - Lógica de Programação - Aula 1
SK - Lógica de Programação - Aula 2
SK - Lógica de Programação - Aula 3
SK - Lógica de Programação - Aula 4
AULA 5 - Operadores

Obs : Resolvi partir essa aula ao meio para que não fique cansativo para mim, e também para que eu anime a postar a outra rapidamente, então as estruturas de controle ficarão para a aula 6, que deve sair amanhã mesmo, caso não haja nenhum imprevisto

Operadores

Operadores são elementos funcionais que atuam sobre operandos e produzem um determinado resultado. Por exemplo, a expressão 1+2 relaciona dois operandos, o número 1 e o número 2. Eles são relacionados pelo operador (+) que representa a operação de adição

Os operadores se classificam em Binários e Unários. Binário quando atuam sobre dois operandos, como no caso citado anteriormente, e unários quando atuam sobre um único operando. Por exemplo, o operador (-) na frente de um número, cuja função é inverter o seu sinal (positivo para negativo e vice-versa) .

Os operadores servem para fazer : Cálculos Matemáticos, Comparações e avaliar dados dentro do computador

Temos três tipos de operadores

  • Operadores Aritméticos

    São utilizados em expressões aritméticas. Estes operadores são utilizados para receber resultados numéricos, Inteiros ou Reais, portanto, suportam apenas variáveis numéricas. Operadores :
    Spoiler:
  • Operadores Relacionais

    São utilizados para comparar conjuntos ou cadeias (String) de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis. Operadores :
    Spoiler:

    Quando você for criar fluxogramas utilizando operadores relacionais, será necessário o uso do símbolo de decisão, que é o LOSANGO, você verá mais sobre ele no decorrer da aula

  • Operadores Lógicos

    Os operadores Lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando o resultado final como Verdadeiro ou Falso. Veja a seguir estes operadores :

    E / AND > Conjunção
    Ou / OR > Disjunção
    Não / Not > Negação

    Exemplos :

    E / AND

    Uma expressão E (AND) é Verdadeira somente se todas as condições forem verdadeiras, isto é, se ambas as partes forem Verdadeiras :

    Se X = 8, Y = 1 e Z = 5 temos que :

    X + Y = 10 E Z > Y Resultado = Falso
    X > Y E Y < Z Resultado = Verdadeiro

    OU / OR

    Uma expressão OU (OR) é Verdadeira se pelo menos uma condição for VErdadeira, isto é, se uma parte é Verdadeira o resultado é Verdadeiro

    Nesse caso : X + Y = 10 E Z > Y seria Verdadeiro

    NÃO / NOT Uma expressão NÃO (NOT) faz a inversão do valor da expressão ou condição, isto é, se a expressão é Verdadeira será invertida para Falsa e vice-versa

    Nesse caso : X > Y E Y < Z seria falso

    Propriedades para Execução nas Operações

    Em caso de operações mistas, ou seja, com duas ou mais operações, é bom resolvê-las com algumas prioridades também adotadas na nossa matemática convencional :

  • Operações entre parênteses. ( )
  • Operações de exponenciação. **
  • Operações de multiplicação e divisão. *, /
  • Operações de Adição e Subtração. +, -
  • Operações Relacionais. >, <, <>, =, <=, >=
  • Operações Lógicas. Não, E, Ou

Qualquer dúvida é só postar que eu ajudo !!

Espero que tenham gostado desta aula, na próxima aprenderemos sobre : Operadores e Estruturas de Controle, não perca !!

Condições para a disponibilização da aula em outros locais :

Favor copiar o tópico inteiro e não alterar o nome do mesmo

[center]Aula trazida pelo :
SK - Lógica de Programação - Aula 5 DRR

Autor: SameKage
SK - Lógica de Programação - Aula 5 1-16
Outras Aulas :

SK- Lógica de Programação - Aula 1
SK- Lógica de Programação - Aula 2
SK - Lógica de Programação - Aula 3
SK - Lógica de Programação - Aula 4
Aula de Action Script 3.0
SK - HTML - Aula 1

http://distritomaker.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos