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~Geek'

~Geek'
Membro - Novato
Membro - Novato

Muitos novatos não fazem a mínima idéia de o que é uma variável. Eu digo, variável é simplesmente uma switch com valor numérico, simples não é?
Se você já sabe usar uma switch, ótimo.

Valor constante
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Primeiramente, as variáveis com valor constante. Isso é, um valor fixo, que só muda sendo modificado por uma outra variável.
Ex. pokêmon red

Logo no inicio, você pode escolher entre três pokêmons.
Mas cada pokêmon faz com que o seu rival escolha um outro oposto não é?
Bom, você poderia criar 3 switch, uma para cada escolha e deixar 4 páginas no evento do rival.(1 parada e 1 para cada escolha)
Ok, mas ai você esta desperdiçando 3 switch que pediram ser úteis mais tarde. E se no lugar de três escolhas foicem 20! Seriam 20 switchs!

Mas uma variável com valor constante você poderia fazer isso tudo, gastando apenas um slot!

Basta colocar em cada evento.
Opções de variáveis >>> substituir variável pokêmon = x (substitua o x pelo valor que ira ter a variável).
Bem simples não?
Não entendeu ainda.....anta!

1 evento bubasaur variável pokêmon = 1
2 evento squirtle variável pokêmon = 2
3 evento charmander variável pokêmon = 3

sacou? Você só ira usar uma variável.
Bem simples não é?(agora ta simplíssimo).
Agora vamos avançar mais um pouco


Variáveis Aleatórias
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Existe também variáveis aleatórias, isso é: você coloca um valor mínimo e um valor Maximo. E a partir daí, ele se comporta como uma variável constante.
Ex: um dado!


Sim um dado, cada vez que você joga ele, um valor aleatório entre 1 e 6 surge não é?
Lembrando que para modificar esse valor, o evento deve ser re-acionado blz.

Vamos a um exemplo ainda mais simples.
No game Harvest Moon: IoH. A cada dia, o tempo pode mudar, pode chover, ter uma tempestade, ficar nublado, fazer sol ou um super sol!
Variável tempo = 1 a 5.

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Variável tempo: 1 nublado
Variável tempo: 2 ensolarado
Variável tempo: 3 super ensolarado
Variável tempo: 4 chuva
Variável tempo: 5 tempestade

Simprassimo....
Lest´go para a próxima etapa


Variáveis com valor ligado ao jogo.


Todas as varáveis abaixo caem nessa área.
Pois não são nem constantes e nem aleatórias, elas mudam conforme um determinado valor numérico do jogo em si.
Ex: nível do herói.

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O nível do herói é uma das mais pedidas, vários eventos só permitem que o herói passe depois de um certo nível. Como ocorre no MMORPG Ragnarok Online, logo que você completa o nível 40 você já pode evoluir para uma nova classe!
E se for no 50, geralmente fica mais fácil a prova.

Existem várias outras variáveis ligadas ao jogo como quantidade de passo e ate o numero de personagens no seu grupo!
Mas como não quero fazer um tutorial tão aprofundado, pois para um novato iria ser muito difícil de entender, fora que existem dúzias de tutorias que só ensinam isso apenas.
Ótimo, leia esse tutorial para aprender o básico e um outro para aprender o resto.

É melhor eu parar por aqui, ate a próxima pessoal.

Aula 2 – utilizando variáveis
Toda variável começa com o valor ZERO, a partir do momento que você usa o comando Opções de Variáveis. A variável escolhida passa a carregar um numero consigo. Como se cada variáveis fosse uma folha de papel, se você não usar ela. Fica em branco, mas a partir do momento que você escreve um numero nela, esse será mantido ate que você o apague ou o modifique, com variáveis é a mesma teoria. Você só poderá modificar o valor de uma variável, quando usar ela (mesmo que não use os comando de eventos, veja a primeira aula para mais detalhes).
Mas também pode modificar uma variável, com uma equação (igual a que você aprendeu ou esta aprendendo na escola).
Antes de qualquer coisa, todas as variáveis devem seguir uma linha de raciocínio lógico na hora de apresentá-las.

Ex. 1+1=X e X=2, ok, isso você já sabia, mas usando variáveis, o método de inserir é um pouco mais explicado (para a maquina), imagine que você esta explicando uma equação para uma criança de 6 anos, ela não entende direito e fica com dividas, assim ela não aprende, mas se explicar passo a passo, qualquer pivete aprende.
O mesmo é com o maker, para fazer a conta acima, temos que fazer:

Opções de variável: [0001] = 1 #mostrar o primeiro número.
Opções de variável: [0002] = 1 #mostrar o segundo número.
Opções de variável: [0001] + [0002] #somar ambos os números.
Opções de variável: [0003] = Opções de variável: [0001] #variável x é igual a soma da Variável 1 mais a variável 2

Parece difícil não é? Mas pense bem, tem mais uma coisa que trabalha com esse raciocínio mais vagaroso, o nosso cérebro.

Sempre imagine uma equação de eventos como uma lista de ações, isso é: tudo que o maker ira fazer deve seguir aquela ordem, com as variáveis não é diferente, se você quer somar duas variáveis, você deve apresentar elas antes para a maquina, caso contrario, o valor que o maker reconhecera para a variável será zero (eu disse isso no inicio do texto não foi?).

Agora que tal um exercício de estudo?
Iremos construir uma parte de um ABS (que só o herói ataca), usarei o sistema de ataque padrão do RPG de mesa, 3D&T.

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Vamos analisar as informações primeiro.
No 3D&T, o ataque é representado pela Força de Ataque (FA), que é a soma da Força(F) e da Habilidade(H) do personagem.
Eu identifiquei três variáveis nesse texto:
Opções de variável: [0001: FA]
Opções de variável: [0002: F]
Opções de variável: [0003: H]
Ótimo, já apresentamos as variáveis, agora vamos a soma.
Opções de variável: [0001: FA]= [0002: F]
Opções de variável: [0001: FA]+ [0001: H]
Já temos o ataque do herói, e a defesa?
No game original, a defesa era representada pela Força de Defesa(FD), que é o valor a Armadura(A) e o da Habilidade(H) novamente.

Viram? Mas três variáveis no mesmo estilo. Devemos representá-las mais uma vez.
Opções de variável: [0004: FD]
Opções de variável: [0005: A]
Opções de variável: [0006: H]
Somamos seguindo o mesmo modelo apresentado acima.
Opções de variável: [0004: FD]= [0005: A]
Opções de variável: [0004: FD]+ [0006: H]

Bom, temos o valor da FA e da FD certo? Perceberam que essas duas variáveis possuem um valor que não pode ser representado por uma constante? Pois bem, antes já foram validadas, onde? Aqui:
Opções de variável: [0001: FA]= [0002: F]
Opções de variável: [0001: FA]+ [0001: H]

Isso também é uma apresentação de variáveis.

Agora vamos calcular o dano.
Opções de variável: [0001: FA]- [0004: FD]
Opções de variável: [0001: FA]-[0007: HP]

Fácinho, fácinho.

Bom, por hoje é isso, a próxima aula de variáveis, irei ainda mais a fundo, mas nunca deixando de lado a simplicidade de um tutorial para iniciantes.
e só pra não perder o costume, o flood spoiler tem uma imagem legalzinha que costumo colocar em meus posts

Creditos:
Belmont

Espero que ajude vcs iniciantes :) Flw !!

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