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1Aula 9: Introdução ao WSW Empty Aula 9: Introdução ao WSW Sáb 13 Out 2012, 20:33

Halt

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Administrador
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[Autor: Anderson Porto]
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Introdução
Hoje criaremos um menu em uns 10 minutos! Para tal proeza, precisaremos de uma ferramenta o Window Scene Wizard. Para facilitar, usaremos a minha versão onde eu corrigi alguns bugs. O WSW é um programa que cria scripts, você adiciona a estrutura da scene e gera o código, a partir daí, é só implementar os comandos! O XRM Studio trará uma nova versão da ferramenta, então é bom que todos ja estejam preparados!

Antes de qualquer coisa, aviso a todos que forem utilizar o WSW que para que seus scripts funcionem, vocês precisam do Framework, que está no anexo

Você precisará também da pasta Gradientes, que está dentro da pasta pictures do WSW.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Caso você ainda não tenha o WSW, baixe por esse link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Aprendendo a usar o WSW
Abra o arquivo como se você fosse jogar um jogo em rmxp (imagem 1). Após isso crie uma nova Scene. Use a Imagem 2 para se guiar!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Background:
para colocar um fundo, basta clicar em Adicionar Item e depois em Fundo, vai aparecer um pequeno quadrado vermelho com um X dentro, no canto da tela (Imagem 3). Feito isso, clique na imagem para aparecer o menu de opções para o fundo (Imagem 4). Como queremos usar o mapa como fundo, basta clicar em cima de Mostrar Mapa? e apertar para os lados, as vezes é difícil selecionar, seja persistente XD. Ja temos nosso fundo, vamos ao menu.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Menu:
nosso menu terá as mesmas opções do menu padrão do RMXP. Para adicionar um menu, vá em adicionar item e depois em Menu. Vai aparecer no canto da tela um menu com uma opção a Opção. Para mudar o nome da opção basta clicar em cima da opção, apague o conteúdo e depois escreva o nome da nova opção. Para inserir novas opções, clique com o direito no seu menu! Ao final, deve ficar como na Imagem 5.

Como estamos apenas iniciando, nosso menu terá suporte a apenas 1 personagem, por isso, ele já esta pronto. Vamos agora incorporá-lo em um projeto para dar os últimos retoques. Para isso, clique em Gerar Script. Vá agora na pasta do WSW, se aparecer um arquivo de texto chamado Nova_Scene é por que está tudo OK. Feche seu WSW e abra o RMXP.
Coloque acima do main o Framework e entre ele e o main, coloque seu script (ele está no arquivo de texto dentro da pasta do WSW). Como nosso script é um menu, renomeie o nome da classe para Scene_Menu. (pois é o Scene_Menu que vai ser acionado no Scene_Map quando apertar Esc, colocar o mesmo nome do menu padrão vai desviar todos os códigos que "chamarem" o menu, para nosso novo menu.)
Para finalizar, vamos colocar os comandos do menu. No script procure por:
Código:
      when 0 # Inventorio
   
      when 1 # Habilidades
   
      when 2 # Equipamentos
   
      when 3 # Status
   
      when 4 # Salvar
   
      when 5 # Sair

Abaixo de cada when coloque o que aquela opção do menu fará:
Código:
      when 0 # Inventorio
      $scene = Scene_Item.new
      when 1 # Habilidades
      $scene = Scene_Skill.new
      when 2 # Equipamentos
      $scene = Scene_Equip.new
      when 3 # Status
      $scene = Scene_Status.new
      when 4 # Salvar
      $scene = Scene_Save.new
      when 5 # Sair
      $scene = Scene_End.new

Pois bem rode o jogo e veja o resultado!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Anexos
Imagem 1
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Imagem 2 (clique para ampliar)

Imagem 3 (clique para ampliar)
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Imagem 4 (clique para ampliar)
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Imagem 5 (clique para ampliar)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nota
A aula de hoje teve mais uma cara de tutorial, mas ela é importante pois a partir desta aula, iremos criar muitos menus e aos poucos vamos deixar de usar o WSW.
Fiquem atentos, pois o XRM Studio conta com o WSW 2.5! Usem-no.

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