1 Aula 14: Trabalhando com Mapas Parte 2 Dom 14 Out 2012, 17:21
Halt
Administrador
[Autor: Anderson Porto]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Introdução
Nossa penúltima aula irá mostrar que praticamente tudo o que é feito por eventos, pode ser feito via scripts, obviamente não irei mostrar tudo, mas vamos ao nescessário. Para aprender mais comandos, basta procurar no Interpreter, lá tem todos os comandos que os eventos fazem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Mostrar Mensagem
Para pular linhas, coloque \n no meio do texto, por exemplo:
$game_temp.message_text = "Ola \nComo vai?"
Fica na tela:
Ola
Como vai?
Você pode usar todos os tipos de formatação que usa normalmente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Armazenar Número
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Mensagem
$game_system.message_position = posição da caixa de mensagens, use 0 para acima, 1 para centro e 2 para baixo
$game_system.message_frame = se vai ou não mostrar a janela, 0 para sim e 1 para não
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Definir Teclas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esperar
Esse comando só funciona nos mapas, basta no chamar script colocar @wait_cont = valor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Condição
É só usar nosso já conhecido if, elsif, else ... leia a aula de lógica para aprender caso tenha esquecido.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Ciclo
Basta colocar um
loop do
<comandos>
end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Romper ciclo
Basta colocar um break (coloque dentro do loop, caso faça ele por script)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Apagar Evento Temporário
$game_map.events[id do evento].erase
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Switch
$game_switches[id] = valor (true ou false, você sabe)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Variável
$game_variables[id] = valor (óbviamente não preciso explicar que você pode somar, subtrair...)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Switch Local
$game_self_switches[$game_map.map_id, id do evento,qual dos switchs]. Leia a o banco de sintaxes para saber mais dados.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Operador de Tempo
$game_system.timer_working = true ou false para aparecer ou sumir o contador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Save / Menu / Encontros
Save: $game_system.save_disabled = true ou false
Menu: $game_system.menu_disabled = true ou false
Encontros: $game_system.encounter_disabled = true ou false
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Teletransporte
$game_temp.player_transferring = true
$game_temp.player_new_map_id = id do mapa
$game_temp.player_new_x = posição x
$game_temp.player_new_y = posição y
$game_temp.player_new_direction = direção
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Mudar HP, SP, Parâmetros e etc…
Basta utilizar $game_party.actors[posição do personagem da party, de 0 a 3].<atributo> = valor. Você pode efetuar qualquer tipo de operação matemática.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Os Outros Comandos
A grande maioria dos comandos que não apresentei na verdade vocês já viram, eles estão espalhados por todas as aulas que já postei e por isso não vou ficar postando tudo. Não sejam preguiçosos hehehe.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Introdução
Nossa penúltima aula irá mostrar que praticamente tudo o que é feito por eventos, pode ser feito via scripts, obviamente não irei mostrar tudo, mas vamos ao nescessário. Para aprender mais comandos, basta procurar no Interpreter, lá tem todos os comandos que os eventos fazem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Mostrar Mensagem
- Código:
@message_waiting = true
$game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false }
$game_temp.message_text = “texto”
Para pular linhas, coloque \n no meio do texto, por exemplo:
$game_temp.message_text = "Ola \nComo vai?"
Fica na tela:
Ola
Como vai?
Você pode usar todos os tipos de formatação que usa normalmente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Armazenar Número
- Código:
@message_waiting = true
$game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false }
$game_temp.message_text = ""
$game_temp.num_input_start = 0
$game_temp.num_input_variable_id = id da variável que vai armazenar
$game_temp.num_input_digits_max = numero máximo de dígitos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Mensagem
$game_system.message_position = posição da caixa de mensagens, use 0 para acima, 1 para centro e 2 para baixo
$game_system.message_frame = se vai ou não mostrar a janela, 0 para sim e 1 para não
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Definir Teclas
- Código:
@button_input_variable_id = id da variável
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esperar
Esse comando só funciona nos mapas, basta no chamar script colocar @wait_cont = valor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Condição
É só usar nosso já conhecido if, elsif, else ... leia a aula de lógica para aprender caso tenha esquecido.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Ciclo
Basta colocar um
loop do
<comandos>
end
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Romper ciclo
Basta colocar um break (coloque dentro do loop, caso faça ele por script)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Apagar Evento Temporário
$game_map.events[id do evento].erase
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Switch
$game_switches[id] = valor (true ou false, você sabe)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Variável
$game_variables[id] = valor (óbviamente não preciso explicar que você pode somar, subtrair...)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Switch Local
$game_self_switches[$game_map.map_id, id do evento,qual dos switchs]. Leia a o banco de sintaxes para saber mais dados.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Operador de Tempo
$game_system.timer_working = true ou false para aparecer ou sumir o contador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Opções de Save / Menu / Encontros
Save: $game_system.save_disabled = true ou false
Menu: $game_system.menu_disabled = true ou false
Encontros: $game_system.encounter_disabled = true ou false
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Teletransporte
$game_temp.player_transferring = true
$game_temp.player_new_map_id = id do mapa
$game_temp.player_new_x = posição x
$game_temp.player_new_y = posição y
$game_temp.player_new_direction = direção
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Mudar HP, SP, Parâmetros e etc…
Basta utilizar $game_party.actors[posição do personagem da party, de 0 a 3].<atributo> = valor. Você pode efetuar qualquer tipo de operação matemática.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Os Outros Comandos
A grande maioria dos comandos que não apresentei na verdade vocês já viram, eles estão espalhados por todas as aulas que já postei e por isso não vou ficar postando tudo. Não sejam preguiçosos hehehe.