1 Aulas de RGSS | 1° Aula - Lógica, comandos e introdução | Sex 28 Dez 2012, 11:21
LeonScottKennedy
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Aulas de RGSS | 1° Aula - Lógica, comandos e introdução |
Introdução
Bom, pode não parecer mas eu já estudei scripts por um longo tempo.Nunca criei algo "impressionante" ou "fodastico" como fazem hoje por ai.Porém, acho que tenho um pouco de experiencia no assunto e queria repassar para vocês, que talvez não saibam de RGSS tudo que eu sei.Vamos fazer várias aulas e mostrar diversos comandos e significados de cada coisa, e tentar estudar profundamente sobre o RGSS.Bom, espero que gostem das aulas, agora deixando o papo de lado, vamos começar as aulas!Introdução
RGSS!Oque é?
O RGSS (Simplificado de Ruby Game Scripting System.) é um linguagem de script criada para a criação de jogos feito no RPG Maker.O RGSS é dividido em 3 partes diferentes, um para cada RPG Maker e da seguinte forma:RGSS - RPG Maker XP
RGSS2 - RPG Maker VX
RGSS3 - RPG Maker VX Ace
Cada um é diferente um do outro, porém com comandos similares.Nestas aulas, estaremos aprendendo o RGSS do RPG Maker XP.
O Ruby (O mesmo que RGSS) é basicamente uma linguagem "case_sensitive".Mas oque diabos é isso Leon? '-'. Bom, uma programação "case_sensitive" é aquele tipo de programação que diferencia palavras minusculas de maiúsculas.Por exemplo, se você criar uma variável:
"teste_de_jogo"
E depois utilizar
"Teste_de_Jogo"
Consequentemente vai haver um erro. Por isso deve-se tomar bastante cuidado ao criar uma palavra no Ruby.
Comandos do Editor de script
Primeiramente para quem não sabe abrir o editor (Algo meio difícil, acho que todos já sabem mas enfim.) existem duas formas básicas:
Apertar a tecla F11
Ir em "Ferramentas" e depois em "Editor de scripts"
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Antes de começar falando dos comandos importantes do RGSS, vamos primeiro saber mexer nele.Existem várias coisas importantíssimas que o usuário deve saber.
COMANDOS DO EDITOR DE SCRIPT:
- Ctrl + Shift + F = Faz uma busca de qualquer palavra digitada
- Ctrl + Shift + ] = Seleciona a próxima palavra
- Ctrl + Acima/Abaixo = Move a janela e mantém o cursor na mesma posição
- Ctrl + (+ ou -) = Aumenta/Diminui o tamanho do texto
- Ctrl + T = Troca a linha pelo cursor de cima
- Ctrl + I = Coloca o espaço "TAB" real entre as palavras
- Ctrl + Del = Apaga a palavra próxima inteira
- Ctrl + J = Adiciona uma nova linha
- Ctrl + M = Mesma função do Ctrl + J mas ignora qualquer identação
- Ctrl + Enter = Fecha a janela de scripts
- Ctrl + ; = Pula de volta uma palavra inteirinha
- Ctrl + V = Cola um texto copiado/cortado
- Ctrl + X = Corta o texto
- Ctrl + C = Copia o texto
- Ctrl + Z = Desfaz as últimas alterações feitas no script
- Ctrl + ] = Pula uma palavra inteira
- Ctrl + [ = Te leva pra ultima linha do script
- Ctrl + ´ = Te leva pro inicio do script
- Ctrl + A = Seleciona todo o texto
- Ctrl + D = Duplica a linha que está no cursor por uma idêntica embaixo
- Ctrl + F = Este comando é bastante conhecido, procura no script oque for digitado.
- Ctrl + G = Vai para uma linha especifica no script
- Ctrl + H = Permite substituir uma ou mais palavras no script
Biblioteca, significado das cores e comandos iniciais
Você já deve ter percebido que quando você abre o editor de scripts, já existem várias comandos prontos.Estes comandos são a biblioteca e o que fazem o RGSS funcionar dentro do RPG Maker.Existem vários objetos que fazem o RGSS funcionar que são:
Scenes
Windows
Data
Game
Sprite
SpriteSet
Entre outros diversos objetos.Ao entrar no Editor de scripts, você também já deve ter percebido que neles existem várias cores.Cada cor dessa representa uma coisa diferente.Vamos estudar isso agora!As cores são:
Azul:Representa as palavras do RGSS ou sintaxe deles.Algumas palavras com def, if, class,etc.
Representa números literais como 1,2,3.
Roxo:Em geral, é a cadeia de caracteres de texto (strings), veremos isso daqui a pouco.
Verde verde representa os comentários que são utilizados por você não se perder no script.Eles não são reconhecidos pelo editor e são totalmente ignorados (Falaremos mais sobre isso).
Azul claro azul claro representa operadores do script.Falaremos mais sobre isso depois.
Comandos do RGSS - 1° Parte - Comentários, Identificadores e palavras reservadas
Identificadores
Identificador é o nome que damos a uma método, classe, variável,etc.O identificador deve começar por um caractere "Alfanumérico" ou por um "Underscore" também conhecido por "Underline" que é o simbolo "_".
Exemplos:
Comentários
Os comentários podem não parecer mas são muito importantes
na edição de um script.Ele serve para a pessoa se localizar nele.Os comentários não são reconhecidos pleo sistema e servem apenas como um "Marca texto".
Os comentários são divididos em 2.Os "Comentários de linha" e Os "Comentários de bloco".
Comentários de linha:
Os comentários de linha começam pelo simbolo de "Sustenido" | "#" |
Exemplo de comentário de Linha:
#Isto é um comentário '-'
#Eu sou fod* \o/
Comentários de bloco:
Os comentário de bloco tem a mesma função do anterior.A única diferença é a de que o "Comentário de bloco" foi feito para várias linhas ao invés de uma.Eles começam com um |" =begin "| e terminam com um |" =end "|
Exemplo de comentário de bloco:
=begin
Comentário de bloco
Teste para a aula de RGSS '-'
Meu email pra quem quiser *-*
lskworks@$hotmail.com
=end
Palavras reservadas
Palavras reservadas são palavras de sintaxe do ruby.As palavras reservadas não servem pra criar variáveis, método ou classes.
As palavras reservadas só faram oque for INDICADAS a elas.Como já foi dito lá em cima, são as palavras de sintaxe de RGSS e tem coloração azul.
As palavras reservadas são:
BEGIN | class | ensure | nil | self | when | END | def |false |
| not | super | while | alias | defined? | for | or | then | yield |
and | do | if | redo | true | begin | else | in | rescue |
undef | break | elsif | module | retry |unless | case | end | next |
return | until
Conclusão
Bom, nesta aula aprendemos sobre oque é o RGSS, os comandos do editor, sobre a biblioteca do RGSS e 2 comandos importantes e que serão de grande ajuda para você!Na próxima aula iremos aprender sobre váriaveis e constante.Ficaremos por aqui e lembre-se de treinar bastante ;D.
UMA DICA IMPORTANTE!:Não copie os códigos de outros lugares, copie você mesmo no editor, assim você vai já pegando o jeito da coisa ;D Até a próxima aula gente o/
Última edição por LeonScottKennedy em Sáb 09 Fev 2013, 15:02, editado 2 vez(es)