1 Sintaxe Geral: Game_Switches & Game_Variables Seg 15 Out 2012, 19:11
Halt
Administrador
[Autor: Anderson Porto]
Criado por: Dubeleaux
Traduzido por: Anderson Porto
Esta seção abrange tudo o que você precisa saber sobre manipulação de Variáveis & Switches em scripts.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]1 - Game_Variables :Sintaxe:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Uso:
Operador "set", ele modifica o valor da variável por outro:
Fazer a variável ID#1 = variável ID#2:
" alt=""/>2 - Game_Switches:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Criado por: Dubeleaux
Traduzido por: Anderson Porto
Esta seção abrange tudo o que você precisa saber sobre manipulação de Variáveis & Switches em scripts.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]1 - Game_Variables :Sintaxe:
Exemplo:$game_variables[id#]
Substituir id# pelo próprio número de identificação da variável que pretende usar. Cada variável tem um único ID #, que é o número que está escrito antes do nome da variável, no seu RPG Maker XP as variávis estão disponíveis na lista variáveis.$game_variables[1]
$game_variables[2]
$game_variables[10]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Uso:
Operador "set", ele modifica o valor da variável por outro:
Operador + (soma):Números: $game_variables[1] = 10
texto: $game_variables[1] = "seu texto"
Operador - (subtração):$game_variables[1] += 10
Operador / (dividir):$game_variables[1] -= 10
Operador * (multiplicação):$game_variables[1] /= 10
Operador % (resto da divisão inteira):$game_variables[1] *= 10
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Lembre-se que você pode utilizar outras variáveis, na sua declaração, como este:$game_variables[1] %= 10
Fazer a variável ID#1 = variável ID#2:
E você está livre para uso normal da sintaxe da matemática, como este:$game_variables[1] = $game_variables[2]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]$game_variables[1] = ($game_variables[2] + 12) * ($game_variables[3] - 2)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Sintaxe:
Substituir id# com o número de ID da chave que você deseja gerenciar. Cada switch tem um único ID #, que é o número que está escrito na lista de switches.$game_switches[id#] = valor
$game_switches[1] = true
$game_switches[1] = false
Substituir valor pelas palavras true ou false dependendo do que você quiser. Isto irá ligar ou desligar a switch, true ativa e false desativa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
3 - Game_LocalSwitches:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Sintaxe:
Exemplo$game_self_switches = {[MAP-ID, EVENT-ID, "LOCAL-SWITCH"] => valor}
$game_map.need_refresh = true
Substitua MAP-ID, EVENT-ID, e LOCAL-SWITCH pelos respectivos dados a serem modificados.$game_self_switches = {[2, 4, "A"] => true}
$game_self_switches = {[1, 3, "B"] => false}
$game_map.need_refresh = true
MAP-ID é a id do mapa que você quer utilizar, EVENT-ID é a id específica do evento, and LOCAL-SWITCH é o nome do switch local a ser modificado; que pode ser: A, B, C ou D.
Substitua valor por true ou false exatamente como nas Game_Switches.
Você precisa adicionar esta linha $game_map.need_refresh = true logo abaixo do comando para que as alterações fiquem visíveis no mapa, caso não faça, só dará para ver as mudanças se sair e voltar ao mapa.