1 Criando MiniGames Complexos & Mais Divertidos Seg 12 Nov 2012, 18:58
-Dark
Sub Admnistrador
Criando MiniGames Complexos & Mais Divertidos
Nível de Dificuldade:
Nível de Dificuldade:
Índice
1.0 Introdução
1.1 O que é um MiniGame?
1.2 Conhecimentos Básicos
2.1 Puzzles
2.2 Utilizando Pedras & Inimigos
3.0 Conclusão
3.2 Agradecimentos
3.3 Demo
1.0 Introdução
Seja Bem-Vindo ao Tutorial ''Criando MiniGames Complexos & Mais Divertidos''.
Hoje vamos aprender a criar MiniGames um pouco mais complicados, e que exigem um pouco mais de prática com eventos.
Espero que se divirta.
1.1 O que é um MiniGame?
Mas então? O que é um MiniGame? Um MiniGame é um pequeno jogo contido noutro jogo. A diferença, é que num MiniGame temos um nível (Por exemplo) do jogo.
Um MiniGame serve essencialmente para divertir o jogador.
Você já imaginou um RPG em que é só andar, batalhar e vencer o jogo?
Provavelmente, se já, então pensou que não era lá muito agradável.
Então, vamos lá criar alguns MiniGames para divertir o jogo!
1.2 Conhecimentos Básicos
Então, esta é uma das piores partes, você precisa saber algumas coisas essenciais para que se possa criar um MiniGame.
Switch - Uma Switch é nada mais, nada menos que um alavanca que quando for ativada, vai acontecer algo.
É muito fácil de aprender, e sem elas, não é possível de fazer um jogo (pelo menos um bom).
Para mais informações, visite:
Guia de Switchs
Variável - Uma váriavel é um armazenador de números.
Por exemplo, você têm que matar 10 Monstros, então, utilizando Variáveis, você consegue que o herói avance no jogo, quando matar o 10º Monstro.
Para mais informações, visite:
Variáveis nunca são demais
Depois de ler com calma esses 2 Tutoriais, então podemos avançar.
2.1 Puzzles
Vamos começar com um MiniGame muito simples, que serve de aquecimento.
Vamos criar um Puzzle como este:
Então, o objetivo deste MiniGame é que o herói se guie por estas setas:
Para poder passar pelo Puzzle. Mas qual são as peças que são passáveis e as que não são?
Azul - O Herói pode passar.
Vermelho - Se o Herói tocar neste chão, ele perde o jogo.
Então, como fazer isto? Fácil, você apenas têm que mapear aquelas setas para orientar o jogador, e fazer um chão.
Neste chão, defina qual é o chão que é passável e o que não é passável.
Como o exemplo:
Agora, o que você quer é que quando o herói tocar no chão errado, ele perca o jogo.
Agora, faça o Evento que vai dar GameOver no Herói quando ele pisar o chão errado.
O seu evento vai ter este aspeto:
Agora teste e veja se está tudo certo. Se estiver, os meus Parabéns.
Se não estiver, volte atrás e reveja bem no que falhou.
2.2 Utilizando Pedras & Inimigos
Agora temos algo mais complexo, mas mais divertido.
Vamos usar Pedras como um objeto de defesa, contra uma gosma que anda para cima e para baixo. Acontece que se tocarmos nessa gosma, nós voltamos ao ínicio do mapa.
Repare no exemplo desta imagem:
Já percebeu? Se não, baixe a Demo primeiro para entender o objetivo deste MiniGame.
Então, caso você tenha baixado a Demo, e se entendeu o objetivo deste MiniGame, vamos seguir em frente:
Primeiro que tudo, vamos criar a Pedra Rolante que nos vai defender da Gosma.
O seu evento da pedra precisa ser igual a este:
Ok, a pedra já funciona, então agora o que falta é mesmo o evento da Gosma.
Então, a Gosma será o Inimigo, se ela tocar no herói, ele será teletransportado para o início do mapa.
O seu evento da gosma precisa ser igual a este:
P.S Ignore aquela variável ali, não nos interessa.
Ah, e outra coisa, você precisa definir os passos da gosma, ou seja, onde ela vai andar (direita, esquerda, abaixo, cima...).
No meu caso, eu coloquei assim:
Pronto, agora teste o jogo, se estiver tudo bem, meus parabéns, se não, volte atrás e reveja bem no que errou.
3.1 Conclusão
Como vêem, nem foi assim tão complicado como se esperava, e nem foi preciso usar Switchs & Variáveis... mas para outro tipo de MiniGames é.
Espero que tenham gostado da aula, e que se tenham divertido muito.
Lembrem-se que um Jogo sem MiniGames, não é um Jogo.
3.2 Agradecimentos
Ao JPA, por ter criado os MiniGames do JPA, que me serviram muito para aprender mais sobre eventos.
Á Toriaka pelas imagens.
Á Fbu por postar na SRM
E claro, ao ImageShack pela ajudinha com as imagens.
3.3 Demo
A Demo é o projeto exemplo com os 2 MiniGames, para que você entenda melhor sobre eles.
MiniGames.zip
O Arquivo está Offline devido ao site onde foi hospedado. Aguardem!
O Arquivo está Offline devido ao site onde foi hospedado. Aguardem!